Framework Analytics
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Nesta versão dinâmica, você pode ver os itens que são para GA – Universal Analytics e GA4 (em breve)
Objetivos – Macro e Micro
Macro-objetivos
- Principais metas do site;
- O negócio depende diretamente destes resultados;
- Razão da existência do website ou App.
Exemplos:
- E-commerce | Vendas
- Portfolio | Preenchimento do formulário de contato
Micro-objetivos
Ações do usuário no seu site que podem gerar insights para o negócio; Negócio não depende diretamente dessas ações.
Exemplos:
- E-commerce | Taxa de Inscrição em Newsletter
- Portfolio | Tempor de permanência no site.
Métricas – Indicadores e KPI’S
Métricas
São as medidas brutas, atômicas e de composição simples, como formatos de valores financeiros e quantidades. São a base de qualquer follow-up operacional.
Indicadores-Chaves de Performance
São medidas de desempenho calculadas a partir das métricas. Também são chamadas pelo termo em inglês: Key Performance Indicator ou simplesmente KPI. São chamadas de Chave por serem essenciais para o acompanhamento do desempenho da estratégia.
Criação de Contas
Antes de iniciar o tagueamento, é necessária a criação da conta no Google Analytics (G.A). Ao final do processo de criação da conta, o G.A. exibe o código de propriedade (Universal Analytics – U.A) do website juntamente com o código de tag de página que precisa ser inserido em todas as páginas do website. Para aplicativos, é necessário utilizar o firebase, e nele é gerado o arquivo sdk (esse dados poderão ser vistos no GA4 – nova versão do Google Analytics) O arquivo SDK – Software Development Kit, que deverá ser incorporado ainda no desenvolvimento do app, para que as capturas aconteçam e sejam direcionadas para o Firebase e consequentemente no GA4.
Tagueamento
Existem 3 tipos de TAG’s terá que implementar as tags segundo descrição abaixo:
- Tag de página: deve ser aplicada em todas as páginas do website ou telas do app e será disparada a cada página/tela que o usuário acessar.
- Tag de evento: deve ser aplicada para capturar as ações que um usuário realiza: cliques, exibições de banners, preenchimentos de campos, botões de downloads e etc.
- Tag de e-commerce: deve ser aplicada para acompanhar a jornada de e-commerce – exibições de produtos, produtos adicionados ou removidos do carrinho, uso de cupom de desconto na compra, a própria compra em si e etc.
Definições de Visões e Filtros (UA)
Vista de Propriedade – View (Universal Analytics)
A view é uma visão de dados de uma propriedade (website) na versão Universal Analytics. Podemos dizer que cada view é um repositório independente dos dados coletados pelo G.A.. A recomendação do Google® é ter uma view íntegra, sem filtros, que vai coletar tudo e funcionar como backup de todos os dados.
Alguns exemplos aplicados de filtros:
- Filtros por origem de tráfego: para excluir/incluir uma determinada origem (orgânico, pago, redes sociais, etc);
- Filtros por subdiretórios do website: para excluir/incluir uma área específica do website;
- Filtro por geolocalização: para excluir/incluir tráfego à partir de continente, país, estado (região) ou cidade.
Conexão das Ferramentas
Este recurso é utilizado para enriquecer as suas análises. Os dados vindos de outras ferramentas como Google Ads® e Google Search Console® alimentam automaticamente o G.A. com dados complementares possibilitando novos e importantes insights. O Google Ads® trará informações sobre as campanhas pagas, custos, palavras-chaves, etc. E Google Search Console®, trará informações sobre o tráfego orgânico, como as páginas mais vistas e as palavras chaves que foram utilizadas pelos usuários no momento da busca.
Configuração Busca Interna (Website) e Carrinho (e-commerce)
Busca Interna
Um recurso muito simples configurado na View do GA para capturar as palavras-chaves utilizadas na busca interna do website. Uma vez habilitado, o G.A. guarda essas palavras e irá exibi-las na consulta comportamento/pesquisa interna.
E-commerce – Carrinho de compra
Existem duas formas de fazer a captura de e-commerce, veja abaixo:
- Tagueamento Básico: aqui são capturados o valor total da compra e os produtos que estavam no carrinho no momento do fechamento. É o mínimo para você acompanhar as suas vendas.
- Tagueamento Avançado: além das capturas feitas no básico, é possível capturar produtos que foram adicionados e/ou removidos do carrinho, quantidade de vezes que um produto é exibido em uma lista de consulta. Além da utilização de cupons de desconto e/ou promoções.
T.I valida com MKT
TODA CONFIGURAÇÃO EXIGE UMA VALIDAÇÃO!
Para toda configuração feita a nível de analytics é mandatório o processo de validação. Utilize o recurso de Tempo Real no GA ou Plugins no Navegador. Essa primeira validação é basicamente para verificar:
- Número da propriedade do site;
- Visualizações de páginas (pageview);
- Ações (eventos);
- Validar Captura do E-Commerce (somente na view após 24 horas do teste);
Criação de Metas e Funis
No início do framework, falamos sobre Macro e Micro conversões e na sequência falamos das definições de métricas, indicadores e KPI ́ s. Esses levantamentos são necessários para cadastrar as metas que serão acompanhadas via Google Analytics. É possível que existam casos em que as metas precisam ser acompanhadas por sistemas internos da empresa ou por outros softwares de mercado. O importante aqui é ter controle de todas as metas que precisam ser monitoradas para saber se o negócio está indo bem ou não.
4 Tipos de Metas
- 1. Duração: Meta de Engajamento: Percentual de sessões (visitas) que atingiram, em minutos, o tempo de permanência pré-estabelecido.
- 2. Páginas: Meta de quantidade de visualização:Percentual de sessões (visitas) que atingiram o número de páginas pré-estabelecido.
- 3. Evento: Meta de ações: Um evento é uma ação previamente tagueada com base no planejamento de macro e micro conversão. Percentual de sessões (visitas) que realizaram as ações anteriormente definidas como relevantes.
- 4. Destino: Meta de visualização de uma página: Percentual de sessões (visitas) que chegaram à página destinada ao cliente. Caso você tenha habilitado e cadastrado as páginas do funil, o GA também vai exibir a taxa de conversão do funil que é justamente o percentual de visitas na página de destino sobre o total de visitas que iniciaram a jornada.
Mídia Própria ou Paga
Procure parametrizar as campanhas sempre de forma unificada! Assim, cada campanha será única, mesmo que seja exibida em vários locais (origem) e em vários formatos (mídias) sejam elas pagas (Google Ads e nas redes sociais) ou não (ações próprias em qualquer meio digital).
MKT valida com T.I
Uma vez que a primeira parte do tagueamento está funcionando, é preciso validar as configurações das metas e os disparos das campanhas previamente configurados pelo time de Marketing. O recurso para fazer essas validações é a ferramenta de relatórios de Tempo Real disponibilizados no Google Analytics. Nela há 6 tipos de consulta:
- Visão Geral: Resumo geral em tempo real;
- Locais: Onde estão os usuários ativos;
- Origens de Tráfego: Quais as origens e os tipos de mídias trouxeram usuários ativos;
- Conteúdo: Quais as páginas visualizadas pelos usuários ativos;
- Eventos: Quais ações realizadas pelos os usuários ativos;
- Conversões: Quais as metas concluídas pelos usuários ativos.
Análises
Todos os passos do framework foram justamente especificados para chegarmos neste momento com uma qualidade de dados que nos permita fazer análises muito mais assertivas e capazes de gerar bons insights. Temos 4 pilares de análise:
- Público: Qual é o perfil do público que acesso o site
- Tráfego:: Quais as origens de tráfego trazem mais visitas e se geram conversão?
- Comportamento:: Como estão as taxas de rejeição das landing-pages e quais são ações (eventos) que os usuários mais executam no site?
- Conversão:: Quais são as taxas de conversão de todas as metas e como estão se comportando nos funis de conversão?
Insights
É a capacidade de, a partir das análises de dados, gerar informações relevantes para o crescimento do negócio, além de dar suporte às áreas operacionais que o compõem. O cruzamento de dados dentro do Analytics pode trazer direcionamento para ajustar a estratégia. Além disso, os dados do Analytics podem complementar os dados externos da sua organização.