Analytics, termo que do inglês significa: processo pelo qual o computador examina informações usando métodos matemáticos¹.
Minha experiência com analytics começou em 2001, ainda nos primódios da internet no Brasil e já naquela época me impressionava as informações que eu podia capturar e analisar de um site.
Confesso que eu penei muito e imagino que muitos de vocês já tiveram problemas com ferramentas de analytics e análises de dados. Afinal a gente só descobre que precisa de uma informação lá na frente…quando o site está no ar, dias depois de ter publicado uma campanha.
Enquanto eu estava no mundo corporativo, o planejamento de analytics ficou ainda mais evidente e necessário. Eu dava suporte para inúmeras áreas no Brasil e América latina e perdi a conta de quantas vezes alguém me perguntava: Eu preciso desse número, onde eu encontro? E eu respondia: isso não foi planejado na captura, não temos.
Meu papel naquela época era tentar ajudar essas pessoas a terem um número para apresentar que se aproximasse do que elas efetivamente queriam e criar uma cultura para que as pessoas pensassem antes na informação que seria necessária ou seja, pensarem em planejamento.
Até o momento da minha saída…esse cenário começa a mudar, pois o meu o meu trabalho passou a ser muito mais o planejamento e uma análise muito mais rica do que apenas um profissional que entregava a má notícia de que o usuário não tinha o dado na mão.
Depois que passei a fazer consultorias para empresas e lecionar para várias escolas percebi que o dilema era o mesmo, e mais, muita gente tinha dificuldade em pensar em planejamento, o que eu quero capturar para esse projeto, campanha ou produto?
E todo esse processo me levou a pensar, como posso melhorar a vida dessas pessoas no que se refere ao Analytics?
Ano passado saiu do papel o projeto do Framework onde apresentei no RDSummit em Florianópolis. Em linhas gerais estamos falando de 6 módulos principais
Estratégia, Performance, Configuração, Validação, Análise e Insights
que foram explodidos em 12 ítens de checagem.
No decorrer das próximas semanas eu vou falar mais sobre cada tópico para ajudá-los a entender a importância do framework e do analytics para o mundo digital.
Para baixar o framework, clique aqui.